quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Robertices na EB1 da Venda


 
Os robertos, os robertos! Vêm aí os robertos!

Como nos diz a escritora Luísa Dacosta no prefácio do seu Robertices, obra de educação literária para o 3.º ano de escolaridade, esta era uma manifestação de alegria nos tempos em que as crianças tinham poucos divertimentos, e por isso os teatrinhos de rua e os fantoches faziam as delícias dos pequenos... e dos grandes também, claro.

Fonte da imagem: Biblioteca Nacional

 Pois as turmas de 3.º ano, com as professoras Rute Valério, Cláudia Batista e Sandra Gomes, andam a braços com as Robertices. A biblioteca escolar tem trabalhado em articulação com as docentes e fez um vídeo para a sala de aula, a explicar o que são robertos,  a apresentar o livro e algumas notas biográficas sobre a autora. O filme, claro, é todo apresentado sob a forma de teatro de fantoches, com recriação de parte da história da Carochinha, uma das duas narrativas tradicionais que compõem a obra.

Deixámos ainda nas salas caixas com vários tipos de fantoches (de vara, de luva, cu-cu e outros que só visto...) para os alunos se inspirarem na construção dos seus. Esperamos ansiosamente pelas pequenas peças de teatro que vão representar com as suas criações!

Sem comentários: