segunda-feira, 22 de março de 2021

Dia Mundial da Poesia e Dia Mundial da Árvore

 Apoiados pela biblioteca escolar!, é como podemos resumir estes dois dias, celebrados a 21 de março e assinalados com iniciativas especiais.

Na EB1, preparámos durante o E@D a leitura de pequenos poemas, feitos pelos alunos a partir do poema de Cecília Meireles, "Leilão de jardim". O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Projeto de Leitura, que articulamos entre o Apoio Educativo a Língua Portuguesa e a BE, este ano com as turmas de 3.º. Os colegas das turmas desenharam depois, sobre os textos dos alunos do apoio, e o resultado foi passado às turmas com um pequeno vídeo:

https://youtu.be/7u-FwBh096o

Aliás, para verem algumas dinâmicas desenvolvidas em continuidade, espreitem o vídeo com que candidatámos este Projeto ao programa "Boas Práticas", da Rede de Bibliotecas Escolares:

https://youtu.be/R2IlAmF4P-4




Ainda para aliar as duas datas em questão, na sexta-feira e hoje, a profª Ana Valente (equipa da BE) e a profª bibliotecária foram a algumas salas de aula ler e recontar a história A árvore da escola, de Antonio Sandoval. Um texto cheio de ternura e esperança, com árvores, sementes, escola, crianças, poesia e amor pela natureza...


fotos:
Profª Sara Policarpo (4.ºB)

E hoje também, o poeta José Fanha brindou-nos com um encontro exclusivo para o nosso agrupamento- um live no youtube, difundido às 10h para as turmas e comunidade escolar, à volta de tantos temas e assuntos como só a poesia abarca... Podem rever aqui este excelente momento de partilha de textos e experiências:

Que poder, o das palavras, da poesia e da natureza, verdade?




Sem comentários: