quinta-feira, 18 de março de 2021

Semana da Leitura



Ler sempre. Ler em qualquer lugar
, mote da Semana da Leitura deste ano, levou-nos a muitos sítios imaginados. E os livros e leituras foram a casa, levados pela equipa das bibliotecas escolares do agrupamento.

No âmbito da iniciativa do Plano Nacional de Leitura, propusemos os habituais desafios semanais aos alunos, enviados para casa pelos professores, mas também algumas novidades. Nesta celebração da leitura, os bibliotecários e outros colegas quiseram dar uma palavrinha, com textos lidos para os vários níveis escolares, num menu recheado de histórias e autores:

https://view.genial.ly/603d925a32567d0d0a512290/interactive-content-menu-de-leituras

Divulgou-se o padlet “10 minutos a ler”, onde alunos e professores podem fazer a sua própria publicação do que andam a ler lá por casa…

https://view.genial.ly/6040a51898457e0d069da46d/interactive-content-10-minutos-a-ler-aevp

Fizemos também um filme das BE para todos, com pequenos e divertidos textos destinados aos vários níveis etários, do PE ao 3.º ciclo. Das nossas casas diretamente para as vossas, quisemos que a BE@ estivesse mesmo em qualquer lugar:

https://drive.google.com/file/d/1h7nv6_l5gyRBwM2KYZqFbrTMlLVyXyNE/view

Relembrámos o espetáculo “Absurdez”, com a participação dos Clevinhas, coro de leitura da EB1 da Póvoa da Galega.

https://www.youtube.com/watch?v=u_Fpvgf0qxU&t=15s

Decorreu entretanto a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, este ano à distância, tendo quatro alunos do AE sido apurados para a fase seguinte, a intermunicipal. 

No 1.º ciclo, lançámos o Jogo da Glória da Leitura, com perguntas de conhecimento geral sobre livros e histórias, adaptadas a cada turma/nível, tendo na EB1 da Venda do Pinheiro participado seis turmas, com algumas a quererem repetir a sessão.

Na EB1 da Venda do Pinheiro, aproveitámos ainda para divulgar o trabalho desenvolvido com os Clubes de Leitura, que a BE desenvolve em parceria com as turmas 1.º/2.ºC e 3.ºA:

https://view.genial.ly/60359981b5e29b0d7a3dc65f/presentation-clube-de-leitura-do-1o2oc-be-eb1-da-venda-do-pinheiro

https://view.genial.ly/6030e39659e7aa0d9c16aa32/presentation-clube-de-leitura-do-3oa-be-eb1-da-venda-do-pinheiro

Também estivemos em direto, com a turma 1.ºC, a pedido da profª Anabela, para ler com os meninos Vamos contar um segredo, obra das Aprendizagens Essenciais, com a D. Historinha a fazer uma grande surpresa aos meninos.

Entretanto, e por falar em obras da Educação Literária, foi criado e disponibilizado aos docentes de 2.º ano uma ferramenta digital com recursos vários a partir da obra “Bichos, bichinhos e bicharocos”, em articulação curricular, uma vez que essa foi uma obra escolhida para trabalhar no E@D.

 "Bichos, bichinhos e bicharocos" (Sidónio Muralha)- BE@VendadoPinheiro by Biblioteca Escolar Mil Maravilhas, AEVP (PE e 1.º Ciclo) on Genially

Acabou a Semana?... Acabou, sim senhora, mas não a Leitura. Essa, continua. Em qualquer lugar e altura. E vem aí o Dia Mundial da Poesia, que vos trará mais surpresas!

Sem comentários: