sexta-feira, 7 de maio de 2021

A maior flor do mundo

Foi mesmo gigante a flor que encheu as oito sessões de exploração da obra de José Saramago junto das turmas de 4.º ano da EB1 da Venda do Pinheiro.

fotos: profª Sara Policarpo
A biblioteca escolar, em articulação com as docentes Alice Dias, Ana Rita, Isabel Invêncio e Sara Policarpo, mostrou aos alunos, em sala de aula, algumas imagens e dados sobre o escritor e projetou grande parte do livro, pedindo aos alunos que lessem em voz alta. Para isso, foram feitos exercícios de leitura, individuais e coletivos, e alguns deles bem divertidos, já que A maior flor do mundo serviu também para treinar entoação, ritmo, volume de voz e, no fundo, a fluência leitora.

Ao mesmo tempo, trabalhámos aspetos característicos da narrativa, como os seus elementos essenciais, a descrição e até alguns recursos expressivos que os alunos certamente levarão na memória para o 5.º ano.


Numa segunda ronda pelas turmas, vimos a premiada curta-metragem de animação feita a partir da história de Saramago, aproveitando para falar sobre as diferenças entre um livro e a sua adaptação ao cinema. Aliás, como disse a professora bibliotecária às turmas, só quem estivesse com muita atenção conseguiria ver alguns pormenores e intenções do filme do realizador uruguaio Juan Pablo Etcheverry. Seguiu-se um pequeno debate, com a análise de algumas cenas e planos particulares e os alunos a descobrirem elementos interessantes e a concluírem as grandes diferenças entre as duas obras. 

Este livro das aprendizagens essenciais do 4.º ano levou-nos assim também à conversa sobre a importância do cinema e ao modo de o ver e apreciar melhor, numa semana em que falamos precisamente sobre meios de comunicação através da iniciativa "7 Dias com os Media".

Sem comentários: