sábado, 15 de maio de 2021

Dia da Consciencialização da Doença Celíaca

Assinalou-se ontem, dia 14, o Dia da Consciencialização da Doença Celíaca, promovido em Portugal pela Associação Portuguesa de Celíacos (APC). Na nossa escola, esta associação encontrou um parceiro bastante determinado em perceber o que é esta doença e em sensibilizar outros para a sua existência.

Pois é, o 1.º/2.º C, da professora Anabela Tibério, tem trabalhado esta questão e não há aluno da turma que não saiba já do que se trata! A professora inscreveu a sua turma na campanha, pois há uma menina que é celíaca. Mas o que é isso?, perguntarão muitos. Pois a resposta foi dada ao longo de quase duas semanas por múltiplas atividades levadas a cabo pela turma, sempre com o foco no glúten e nas pessoas que são sensíveis a esta proteína, existente em muitas farinhas e nos alimentos feitos a partir delas.

Os alunos exploraram diversos materiais informativos enviados pela APC e a biblioteca escolar associou-se indo à sala de aula ler o livro "O manhoso Sr. Glúten", com a D. Historinha a contar a história de um menino que conseguiu ultrapassar a sua doença através de uma alimentação diferente e mais saudável. Os alunos fizeram também, com a ajuda da sua professora e da bibliotecária, tiras com perguntas sobre o glúten e os celíacos, cujas respostas íamos expondo diariamente para toda a escola. A turma 3.ºA, da professora Rute Valério, juntou-se à iniciativa e foi tentando responder às questões colocadas, com o retorno dos colegas do 1.º/2.ºC. Ontem, toda a turma se vestiu de azul, a forma simbólica encontrada pela APC para alertar para a questão, com o 3.ºA, algumas assistentes operacionais e professores a vestirem também esta cor.

fotos e vídeo: profª Anabela Tibério

E agora já sabemos que na hora do almoço e dos lanches, nas festas ou piqueniques, há que ter atenção àqueles que não podem ingerir glúten. Parece complicado, mas se lermos a composição dos alimentos que compramos e virmos o símbolo que assinala a ausência de glúten, não é nada de outro mundo. Como explicou a aluna do 1.º/2.ºC que bem sabe disto, não se deixa de comer alimentos deliciosos nem guloseimas... e vive-se bem melhor! A D. Historinha que o diga, pois anda agora a deliciar-se com um pacote de bolachinhas sem glúten.

Espreitem o vídeo da turma, enviado também para a APC:

https://drive.google.com/file/d/1_Rk1avSYERkMaW-95EXGe7uiWkii3XgQ/view?fbclid=IwAR1cP_LINsqx7H0PGK4V1-vWPAtzYMjfQaqYUVC0SYiblJM-Opl7RT_At0E







Sem comentários: