sábado, 10 de julho de 2021

Ler para quê?

 Para que serve ler?... Foram os meninos das salas do Jardim de Infância que nos deram respostas, nas quatro sessões dirigidas àqueles que vão transitar de ciclo. 

Foto: educadora Maria Sapina

Ao longo de duas semanas, no âmbito da literacia emergente, falámos da importância de ler e de interpretar o mundo à nossa volta, munidos de exemplos diários: livro, revista ou jornal, dicionário, postal, recados, lista de compras, caixa de cereais, bula de medicamento, instruções de um jogo, mapa, sinais de trânsito, cartazes, posters... Falámos de situações em que ler é indispensável, do prazer de ler e de aprender, da escola e da biblioteca que os vai receber para o ano e do que lá podem ler e fazer...

A educadora Ana França, da equipa das BE do agrupamento, fez um vídeo reunindo os materiais e ideias de que aqui falamos: 

https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=sJbczdtKmac


Também estivemos com todas as turmas de 4.º ano para medir a fluência leitora dos alunos que agora transitam de ciclo e preparar o trabalho de apoio a quem eventualmente necessite de integrar uma tutoria de leitura no 5.º ano.

Nesta última semana, a D. Historinha foi a todas as turmas da EB1 e às salas do Jardim de Infância da Venda despedir-se dos meninos e precisamente falar da importância da leitura como base de todas as aprendizagens. A nossa mascote recomendou para férias o treino da leitura, também em voz alta, para em setembro estarmos todos a ler mais e melhor. E ler pode acontecer em qualquer lugar, verdade? Pelo menos, é isso que a D. Historinha vai fazer também, agora que está a arrumar a casa e a reorganizar as estantes. 


Sem comentários: