terça-feira, 9 de novembro de 2021

Vivenciar a arte no JI


Depois de termos recebido na biblioteca os meninos das quatro salas do Jardim de Infância da Venda do Pinheiro, em sessões sobre a importância das bibliotecas, da partilha e da amizade (com o livro O urso e a casa dos livros), temos estado no JI para articular as leituras com o projeto anual deste estabelecimento.

Continuamos este ano à volta (e dentro!) das artes, segundo o sugestivo título "VivenciArte". Nas últimas semanas, procurámos saber que ideias têm os meninos sobre arte(s), profissões a ela(s) ligadas, artistas... Observando o entusiasmo das crianças pelo desenho e pela pintura, pegámos n' A fada da cor, de Diana Dias, para falarmos de cores, da mistura delas, dos vários tons e dos seus nomes. Fizemos pequenos exercícios de imaginação a partir da personagem principal, a menina que tinha o sonho de colorir o seu mundo.  E, tal como no livro, aconteceu magia, pois que quando se vive a arte é isso que acontece... Até o livro ganhou asas de borboleta!

foto: educadora Mariana Ferreira
foto: educadora Sara Janeiro
Na Sala Azul descobrimos que a educadora Sara Janeiro tem uns óculos mágicos, que tudo veem e tudo sabem! E não é que ao colocá-los vemos mesmo o mundo de outra maneira?...

Enquanto continuamos a trabalhar as artes nas várias salas, espreitem o que os meninos e famílias nos têm enviado das suas leituras em casa, no âmbito do projeto "Histórias em viagem". Temos artistas e, dizem-nos alguns, artistas bem divertidos a criar em equipa!

https://padlet.com/bemilmaravilhas/lsbzjpwbg4soy1nd

Sem comentários: