quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Atividades de leitura


A D. Historinha tem andado em trabalho de apoio ao currículo com turmas de 2.º e 3.º anos. Preparámos na biblioteca materiais de apoio à exploração de duas obras das aprendizagens essenciais e a professora bibliotecária tem ido às salas de aula dinamizar atividades.
A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, pôs-nos a refletir sobre provérbios. Ora tentando adivinhar os provérbios a partir de imagem ou apenas recorrendo à mímica, ora respondendo a desafios por escrito, os alunos de 2.º ano tomaram contacto com mais de uma dúzia de ditados populares- e alguns recordaram uns quantos que já ouviram a pais e professores ou que até já tinham ouvido em filmes de desenhos animados. 

https://bibliografia.bnportugal.gov.pt/
bnp/bnp.exe/registo?2019490
Poemas da mentira e da verdade, de Luísa Ducla Soares, levou-nos a conhecer melhor a autora e a extensa obra que escreveu para crianças (levámos para as salas muitos e belos livros da nossa coleção- e alguns estão já reservados para os próximos empréstimos, que bom!). Entre a análise da capa, do índice, de alguns poemas e um divertido exercício de escrita criativa, as turmas 3.ºA, B e C ouviram ainda (e cantaram) a música composta por Daniel Completo para o poema "Abecedário sem juízo":


E prosseguimos, claro, a promoção da leitura e o desenvolvimento da competência leitora com empréstimos às turmas, o Projeto de Leitura com os alunos de apoio do 2.º ano e as sessões dedicadas à arte no Jardim de Infância. 

Sem comentários: