quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Sonhos, selva, cor e arte

No âmbito do projeto de artes- VivenciArte- que a BE Mil Maravilhas desenvolve em parceria com o JI da Venda do Pinheiro, terminamos esta semana mais uma ronda pelas quatro salas, desta vez com duas propostas dedicadas à ilustração: 

O macaco fotógrafo, das indianas Gita Wolf e Swarna Chitrakar e Sonho , da portuguesa Susa Monteiro, que ganhou o prémio do melhor álbum ilustrado em 2018.

Explorando as cores fortes e primárias (e algumas técnicas que as educadoras têm trabalhado com os meninos, como o pontilismo), estes livros maravilhosamente ilustrados levaram-nos a ver possibilidades de desenho e pintura de animais da selva, mas não só. 


A brincadeira que O macaco fotógrafo proporcionou pôs-nos a falar de (e a brincar às) fotografias. Com Sonho, o desafio foi outro. Desta vez, e como o livro não tem palavras, inventámos hipóteses de narrativas, guiados pela sugestivas imagens. E temos cá uma ideia que ainda não podemos desvendar... É um sonho, claro, mas vamos fazer tudo para que se torne realidade!

    fotos: educadora Susana Rocha




3 comentários:

Susana Rocha disse...

Muito obrigada! É Maravilhoso trabalhar com a Historinha!

Susana Rocha disse...

É Maravilhoso!!!Trabalhar com a menina Historinha!

Biblioteca Mil Maravilhas disse...

Obrigada, Susana! Maravilhoso é ter parceiros, amigos, grandes e mais pequenos, todos tão grandes e entusiastas. A D. Historinha está que nem pode para continuarmos esta nossa ideia à volta da(s) arte(s), área indispensável à respiração...