terça-feira, 1 de março de 2022

Cegadas na EB1 da Venda do Pinheiro

 Nas últimas semanas, o grupo de professores responsável pelas atividades de Carnaval na escola, de que a biblioteca escolar fez parte, preparou umas Cegadas bem divertidas.

Na biblioteca, com os alunos do Projeto de Leitura (2.ºA, B, C e D) dinamizado em parceria com a profª Ana Valente, do apoio educativo, e também com a ajuda da docente Isabel Invêncio, fizemos quadras, treinámos a leitura e gravámos pequenos sketches de paródia a professores, assistentes operacionais e alunos. O 4.º A, da profª Rute Valério, juntou-se com quadras alusivas à situação pandémica e social provocada pelo Coronavírus.

No filme que realizámos para ser passado em sala de aula junto de todos, explicamos também a origem das cegadas, ainda presentes nas celebrações carnavalescas em alguns sítios do país.

Foi ótimo o exercício de escrita das quadras e a sua representação com os alunos, desde a leitura e colocação de voz (vamos lá tentar outra vez, outra vez, sim?) à escolha/improviso de adereços, direção de atores e matrafonices envolvidas. Galhofa e aprendizagens juntas, que bom!

Sem comentários: