quinta-feira, 28 de abril de 2022

D. Historinha lembra o 25 de abril



 Esta semana, andámos ainda a falar da importância do 25 de abril e a biblioteca escolar não quis deixar de ir ter com os alunos e professores para uma troca de ideias sobre o assunto. 

A D. Historinha irrompeu pelas salas pela mão da profª Rosário Anselmo, e também com a ajuda da profª Ana Valente quis saber o conhecimento dos alunos sobre esta data tão importante para o nosso país e sociedade. 

A partir das palavras revolução, liberdade, ditadura, democracia, as crianças partilharam as suas ideias sobre factos e acontecimentos ligados à "Revolução dos Cravos", e alguns falaram mesmo da experiência de familiares que viveram o 25 de abril de 1974 ou sofreram os tempos da ditadura.


Estivemos com todas as turmas e quer a D. Historinha quer a profª Ana contaram algumas curiosidades e mesmo experiências pessoais ligadas à data. No final de cada intervenção, foi passado um pequeno filme animado sobre a data histórica, com um poema clarificador de alguns conceitos relacionados com o regime democrático. E como concluímos com as turmas, a memória do passado ajuda-nos de facto a valorizar o presente e a liberdade em que vivemos.

fotos: prof. Ana Valente, Isabel Invêncio e Sara Policarpo


Sem comentários: