|
Ilustrações após leitura, pelo 3.ºA
|
A biblioteca sugeriu ainda começarmos cada dia com a leitura de excertos d'A menina do mar e nas salas do JI e EB1 ecoaram as palavras de Sophia de Mello Breyner Andresen, com muitos dos nossos ouvintes ansiosos pelo dia seguinte e pelo próximo "capítulo"...
E porque ler e escrever andam de mãos juntas, o Projeto de Leitura que desenvolvemos junto das turmas de 2.º ano explorou a escrita criativa e lúdica de pequenas narrativas.
Aproveitámos a semana para estar com o 1.ºA e a professora Sara Policarpo no projeto de histórias tradicionais, que conta com o apoio da BE. No início deste período foram emprestados a todos livros de contos, cuja leitura treinam em casa com as famílias. Depois de termos elaborado em conjunto um guião que a professora Sara Policarpo enviou aos EE, estes foram convidados a recriarem com os filhos personagens e objetos alusivos às histórias através da expressão plástica.
|
fotos: profª Sara Policarpo |
Os incríveis cenários e objetos que os alunos trazem para a sala servem de apoio à apresentação oral da história junto da turma. Fomos assistir a duas dessas apresentações, impressionantes para meninos de 1.º ano! A professora bibliotecária levou ainda uma atividade para a turma- um conjunto de objetos e fantoches/personagens que os alunos tinham de ligar às histórias (ou identificar os que não tinham nenhuma relação com os contos tradicionais), explicando porquê.Esta Semana, iniciativa do Plano Nacional de Leitura e que conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares, foi como sempre uma ocasião para celebrarmos em conjunto o valor dessa atividade tão, tão indispensável. Excelentes leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário