sexta-feira, 20 de maio de 2022

Uma mala de valor(es)

A biblioteca escolar da EB1 da Venda, através da professora Isabel Invêncio, tem feito sessões de leitura do livro A mala, de Chris Naylor-Ballesteros.

Nesta obra, quando um estranho animal aparece, só com uma mala, provoca a curiosidade mas também a desconfiança dos outros. Quem será? Por que razão estará aqui e de onde terá vindo? Que está dentro da mala?... são algumas das questões que colocam. Uma história muito simples que leva à descoberta do outro, à compreensão do seu mundo e à sua aceitação. 

A professora Isabel construiu um cenário inspirado no livro, para que as crianças possam também imaginar, a partir dos objetos, o universo da história, e no final tem conversado com os alunos. Entre o espanto, a diversão, a atenção, temos assistido a uma importante reflexão orientada pelas questões que a docente vai levantando. 

Além das turmas de 1.º ano, como inicialmente previsto, estendemos a atividade ao 2.º ano e a uma turma de 3.º, já que acolhemos recentemente novos alunos em turmas destes anos. De resto, a biblioteca escolar tem procurado, com os seus recursos e dinâmicas, integrar estas crianças na escola, e a profª Isabel Invêncio tem dirigido também, em pequeno grupo, momentos informais de apoio à aprendizagem da língua portuguesa.


Sem comentários: