quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Árvores e avós na Biblioteca Municipal

fotos: Ana Carla Guerra, técnica da BM
A Biblioteca Municipal desafiou-nos, e aceitámos, claro, a oportunidade de os alunos de 4.º ano realizarem uma oficina com a reconhecida Marina Palácio- autora de banda desenhada, realizadora de cinema de animação e Arte-Educadora das "Oficinas de Leitura e Criatividade - Educação pelo Livro, Arte e Natureza".

As turmas A, B, C e D da EB1 da Venda do Pinheiro estiveram com os seus professores (Hermínia Cabaço, Carlos Roque, Eva Seixas e Sofia Alípio) nas sessões a elas dirigidas, na biblioteca da Venda do Pinheiro e no Parque, a última das quais aconteceu esta semana. 

Que une as árvores e os avós?... Muito- do saber ancestral, das histórias contadas ao longo dos tempos, da ternura e compreensão do mundo por parte dos avós à ligação à natureza e à terra. Com base nos livros A Vida Noturna das Árvores, de Bhajju Shyam, Durga Bai e Ram Singh Urveti, O que é preciso?, de Gianni Rodari e Silvia Bonanni, O Livro dos Quintais, de Isabel Minhós e Bernardo Carvalho, do Borda D´Água e outros, Marina Palácio seguiu o fio condutor que nos une ao meio envolvente e convocou os nossos sentidos para estarmos atentos à riqueza das árvores. 

Qual será a sua voz, ou a sua linguagem? Como será que elas comunicam? Qual será o organismo vivo mais velho do mundo? Conseguiremos aprender a escutar os seus pensamentos em diálogos criativos? Como será a vida nocturna nas árvores? Qual a grande importância das árvores para a nossa existência?- foram algumas das questões a que se procurou responder, com atenção e criatividade. E tempo de respiração, sim, que olhar para a natureza obriga-nos a saber ver, com calma.


Sem comentários: