terça-feira, 25 de outubro de 2022

Dia da Biblioteca Escolar

fotos: D. Sílvia Brito,
pres. da Assoc. de Pais

Ontem, dia 24, e um pouco por todas as escolas do país, celebrou-se a importância das BE, em ligação ao mote do Mês Internacional das Bibliotecas, "Ler para a paz e harmonia globais". A diretora do AEVP, professora Filipa Carvalho, quis assinalar a data com a habitual mensagem dirigida a todos os alunos:

Estamos mais uma vez a celebrar a vida das bibliotecas escolares, e que vida!

As nossas bibliotecas são espaços de paz e harmonia, os desentendimentos e guerras que existem são só entre as páginas, dentro dos livros, nas imensas prateleiras e, na maior parte das vezes, as histórias acabam sempre bem!

As nossas bibliotecas são os ginásios do cérebro, em vez de máquinas, halteres, colchões ou outras coisas mais para fazeres exercício físico, tens livros e outros recursos para que os teus neurónios não percam a força e energia.

A verdade é que a leitura permite-te viajar e ser transportado para mundos maravilhosos nos quais encontrarás tesouros, romances, batalhas e muitas  histórias de amor, amizade e partilha. Vem ler connosco, visita uma das nossas bibliotecas, serás sempre recebido com um sorriso e garantimos-te momentos agradáveis em paz  e harmonia.

E também houve quem não se esquecesse da nossa D. Historinha neste dia... A Associação de Pais (AP) da EB1 e Jardim de Infância da Venda do Pinheiro quis oferecer-nos um livro, como símbolo da importância das leituras e da casa comum que é uma biblioteca. Temos agora uma fantástica obra da pintora Paula Rego: o recentíssimo Rimas de Berço (tradução do seu original Nursery Rhymes)! Indo ao encontro do projeto do agrupamento "Conceito sem preconceito", a desenvolver no âmbito do Plano Nacional das Artes, a AP contribuiu assim para que alunos e professores/educadoras possam explorar melhor esta pintora (uma das três personalidades a ser trabalhadas pelos estabelecimentos do AEVP) e a sua ligação ao concelho. 

Mas a AP quis fazer mais. Temos agora à porta da nossa biblioteca uma caixa para recolha de livros que os pais nos quiserem oferecer- títulos adequados às faixas etárias dos meninos do pré-escolar e do 1.º ciclo e/ou às necessidades curriculares, em bom estado e que irão enriquecer o nosso fundo documental, permitindo maior diversidade de títulos para os empréstimos. A D. Historinha não cabe em si de contente, com esta parceria-símbolo que prova como, juntos, podemos construir uma BE melhor e mais próxima de todos. Muito obrigada, pais, por estarem presentes!

cartaz: profª Isabel Alves

fotos: profª Sara Policarpo
O dia foi de emoções, e à semelhança do que aconteceu um pouco por todas as escolas do AEVP, parou-se para ler. Nesta iniciativa da equipa das bibliotecas do agrupamento, pretendemos dedicar uns minutos à leitura, apreciando como é bom termos a possibilidade de ir à escola e de ler em conjunto.  

Cada um mergulhou no seu livro- à descoberta das histórias, mas também da paz e harmonia que a leitura nos dá.    

foto: profª Anabela Tibério
Entretanto oferecemos à Beatriz C., do 3.ºC, um diploma pelo facto de ter sido a aluna que mais livros requisitou no ano passado. Esta nossa leitora recebeu ainda um livro e um calendário do Plano Nacional de Leitura. Sabemos que não vai parar de ler e que nos vai ajudar a promover a leitura junto dos colegas.


Bem-vindos à biblioteca escolar e boas leituras a todos! 


Sem comentários: