quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Outubro é MIBE!

 

Cartaz original
da profª Sandra António
Outubro marca o recomeço das atividades da biblioteca escolar, com a receção às turmas, os primeiros empréstimos e atividades.

Estamos em pleno Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), que celebra a importância da leitura, das várias literacias e do conhecimento (e também das atividades lúdicas) que esta nossa casa promove. E, como o lema que nos orienta este mês é "Ler para a paz e harmonia globais", queremos dar umas ideias de como a leitura e os valores de uma verdadeira cidadania andam de mãos dadas.

A D. Historinha, claro, anda feliz com o reencontro e o conhecimento dos novos alunos e professores. Começamos com o acolhimento a todas as turmas, com dois livros maravilhosos.


Para as turmas de 1.º ano, escolhemos A mala, de Chris Naylor-Ballesteros, com que a professora Isabel Invêncio, em apoio à biblioteca, tem recebido os meninos que este ano chegam à EB1. Nesta obra, quando um estranho animal aparece, só com uma mala, provoca a curiosidade mas também a desconfiança dos outros. Uma história muito simples que leva à descoberta do outro, à compreensão do seu mundo e à sua aceitação.

Para os restantes anos a professora bibliotecária, Rosário Anselmo, escolheu a história de Madeline Finn e o cão da biblioteca, de Lisa Papp, sobre uma menina que não gostava de ler até um dia em que algo extraordinário aconteceu...  
Lembrando-se em particular dos alunos que não gostam muito de ler (ou ainda não o descobriram) e mostrando como a leitura em voz alta pode incluir todos de forma harmoniosa e entusiástica, a D. Historinha trouxe ainda uma surpresa para todos, vinda diretamente do livro para a escola... 
... A partir de agora, na nossa BE vive o Be-béu, um cachorrinho que adora ouvir as crianças ler para ele! 

Como este ano abrimos duas vezes por semana para utilização autónoma (é outra surpresa que temos), os alunos podem vir ler-lhe histórias ao almoço ou no intervalo da manhã! 
Não imaginam a correria que tem sido pegar num livro e ler no cantinho em que o Be-béu espera ansiosamente pelos seus leitores.      
A par da leitura, os alunos podem desenvolver nestes momentos o desenho, colagens e recortes, os jogos de mesa e pedir ajuda para alguma tarefa ou pesquisa de que precisem.

A professora Maria João, no apoio à BE,
aqui a ler para os mais pequenos à hora do almoço

          Entretanto, fizemos também empréstimos para as salas de aula, no apoio à inicitiva "Dez minutos a ler" e podemos dizer que há já muita gente em pulgas para as primeiras leituras.


A BE está também presente no JI da Venda. Além dos livros disponibilizados para empréstimo domiciliário às quatro salas, as crianças têm todas as semanas a educadora Fátima Costa a ler e a desenvolver atividades com elas. Para já, deliciam-se com a história do Trincas- à procura do monstro, a continuação de uma divertida aventura da escritora Emma Yarlett, que passa por livros clássicos da literatura infantil.

Iniciámos ainda, com pequenos grupos de alunos das turmas de 3.º ano, as tutorias de leitura, com que se pretende estimular o prazer de ler e desenvolver a fluência leitora e as competências a ela associadas. Para isso, contamos com o apoio da docente Carla Curado, na seleção de textos e de algumas atividades.

E em breve, nesta biblioteca bem pertinho, aguardem o que mais temos preparado para todos... Boas leituras!

Sem comentários: