quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Sidónio Muralha, semeador de futuro

Passados 102 anos sobre o nascimento de Sidónio Muralha (1920-1982), a Laredo Associação Cultural lembra a importância do autor no panorama literário português, através de uma exposição alusiva à sua vida e obra. Sidónio Muralha- escritor semeador de futuro, constituída por material informativo, uma máquina de escrever e telefone de época, roda agora pelos estabelecimentos do nosso agrupamento, numa iniciativa da equipa das BE para o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, que decorre.

Importa-nos em particular os seus livros de literatura infantil, até porque Bichos, Bichinhos e Bicharocos é uma obra de Educação Literária das aprendizagens essenciais para o 2.º ano de escolaridade, e por isso na EB1 da Venda do Pinheiro as quatro turmas de 2.º, com as suas professoras, visitaram a biblioteca para ver os belos painéis, saber mais sobre o poeta e inspirar-se para os trabalhos que desenvolverão no âmbito curricular. 

A professora bibliotecária disponibilizou livros e um genially criado a propósito da obra em estudo, com canções/poemas de Sidónio Muralha (e outras sobre animais), dados biográficos e uma ficha de trabalho. 👉 Bichos, bichinhos e bicharocos


A par de outras turmas, também duas salas do Jardim de Infância da Venda quiseram conhecer este autor. Falou-se sobre ele a partir da exploração dos painéis, foram lidos poemas e as crianças ficaram muito, muito entusiasmadas com os antepassados dos nossos telefones e computadores... E no fim, no livro de visita da exposição, ficou bem clara a satisfação geral.

Está bem de ver que a nossa D. Historinha anda feliz com a experiência e o impacto desta iniciativa da Laredo, de justa homenagem a quem, pela palavra e ritmo, pela graça e imaginação, ajuda a semear futuro(s).









2 comentários:

Laredo Associação Cultural disse...

Bom dia! Ficou bem montada a exposição na vossa Biblioteca.
Bem bonito.
Estamos a tratar, na Laredo, dos painéis que vos chegaram danificados.
Obrigado

Biblioteca Mil Maravilhas disse...

Viva! Nós é que agradecemos, claro. Foi uma experiência enriquecedora para todos e estamos gratos pela vossa disponibilidade. Saudações!