sábado, 26 de novembro de 2022

Das vogais à arte, da poesia ao Egipto

foto: profª Liliana Nunes
Nas últimas semanas, e a par dos empréstimos domiciliários às turmas da EB1 da Venda do Pinheiro, continuámos o habitual trabalho colaborativo e de articulação curricular com todos os docentes.


Para as turmas de 1.º ano, fizemos sessões à volta dos livros Mais lengalengas, de Luísa Ducla Sores, e Onze damas atrevidas, de  Helle Thomassen. Com os textos, treinámos rimas e versos, brincámos com as vogais e o som de algumas palavras, aprendemos algum vocabulário e demos corda à imaginação. Com a história das onze amigas que viajam pelo mundo conhecemos ainda o nome de algumas cidades, onde ficam, e fizemos exercícios com números e contagens.  

Junto do 2.º ano, e em sala de aula, vimos um powerpoint criado pela biblioteca escolar sobre a pintora Paula Rego. Fazendo a ligação ao projeto do Plano Nacional das Artes, que o agrupamento integra, explorámos o quadro "Dança ao luar" e as crianças chegaram a algumas conclusões sobre as características da pintura de um dos maiores nomes das artes nacionais, ao mesmo tempo que ficaram a saber alguns dados biográficos da pintora, como a sua ligação ao concelho de Mafra. 

Continuámos também o trabalho sobre a obra Poemas da mentira e da verdade junto de turmas de 3.º ano, com a apresentação de um powerpoint sobre a obra da Educação Literária para este ano de escolaridade. Além de analisarmos os elementos da capa e em particular a relação entre o título e a ilustração, lemos alguns poemas e divertimo-nos com o Abecedário sem juízo , a canção que o músico Daniel Completo fez com o poema de Luísa Ducla Soares. 

O conto "O príncipe feliz", de Oscar Wilde, que algumas turmas já tinham lido, levou-nos não só ao encontro entre o príncipe-estátua e a andorinha como à análise de algumas passagens.  Lemos e dramatizámos pequenos excerto e fizemos pesquisa de informações que a narrativa vai referindo. Assim, localizámos a Europa do Norte no mapa, vimos o seu clima, pudemos depois viajar com os movimentos migratórios das aves até ao Egipto e aprofundar alguns aspetos da geografia e cultura da Antiguidade. 


Como concluímos com algumas turmas, a literatura é um meio incrível de aprendizagem, diversão e faz-nos mesmo viajar pelo mundo e pela nossa imaginação!



Sem comentários: