sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Educação literária, arte, recursos digitais...


... e articulação curricular, é o que continuamos a desenvolver entre turmas e a biblioteca escolar da EB1 da Venda do Pinheiro. Esta semana, e a pedido da  professora Isabel Almeida, estivemos a abrir o apetite à turma 3.ºD para a leitura da obra Poemas da mentira e da verdade, de Luísa Ducla Soares.
Com um powerpoint informativo sobre autora e livro, explorámos um pouco a capa de Ana Cristina Inácio e o seu simbolismo. Depois divertimo-nos com o "Abecedário maluco" e a canção de Daniel Completo, do álbum "O som das palavras".  

foto: profª Isabel Invêncio
Com o 3.ºC, da professora Anabela Tibério, continuamos o trabalho colaborativo a propósito do desafio "Sara Terra". Delineado o projeto com os alunos, agora é hora de começar a concretizar. Para já, trabalham em grupos e enquanto uns desenvolvem texto e ilustrações em sala de aula, na biblioteca andamos a criar um genially. Sim, os alunos estão a aprender a fazer este recurso interativo e a dinâmica, claro, é mais que muita frente ao ecrã!


fotos: profª Sandra Gomes
A docente Sandra Gomes tinha comentado há tempos que há artistas no 1.ºB, e assim nasceu mais uma atividade de articulação curricular com a turma. Numa breve abordagem à(s) arte(s) e aos artistas (e muitos meninos sabem bem do que falamos, pois os que vieram do JI da Venda desenvolveram durante os últimos dois anos um projeto de artes com a biblioteca escolar), a professora bibliotecária passou duas curtas de animação, que nos puseram a olhar melhor para padrões e pontos: "Zebra", de Julia Ocker e "Dots", de Norman McLaren. Foi tão fantástico que rimos, marcámos ritmos, vimos cada filme duas vezes e batemos palmas! E saíram já daqui muitas ideias para futuros trabalhos... Sim, temos artistas!  

Terminamos a semana com a montagem de uma exposição das turmas e docentes de 2.º ano, no seguimento da iniciativa "Sidónio Muralha- semeador de futuro", da Associação Laredo, de que já demos conta aqui. Mas isso deixamos para uma nova publicação, pois temos muito que contar... 

Sem comentários: