segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Sidónio Muralha- o futuro na escola


Na sequência da exposição "Sidónio Muralha- semeador de futuro" 👉, que a Associação Laredo disponibilizou ao agrupamento e a biblioteca da EB1 da Venda do Pinheiro acolheu, as turmas de 2.º ano da escola puseram mãos à obra e exploraram poemas de Bichos, bichinhos e bicharocos e O rouxinol e a sua namorada, obras de Educação Literária deste nível de escolaridade.


As turmas 2.ºA, B, C e D, orientadas pelas professoras Sara Policarpo, Magda Cardoso, Sandra Abrantes e Rosa Nogueira, desenvolveram atividades diferentes sobre quatro poemas, desde estudo de texto e leitura expressiva à escrita criativa e expressão plástica, tendo ao mesmo tempo pesquisado dados sobre o escritor e a sua obra para crianças. 


O resultado esteve patente no átrio da escola, numa pequena mostra dos trabalhos elaborados e do processo de estudo deste poeta, que a biblioteca captou neste pequeno vídeo:

https://drive.google.com/file/d/1AgoOn_LHWmhwBcFBz2FGsd9SHknANr/view?usp=share_link

Sobre as impressões dos alunos e o projeto coletivo, as professoras escreveram uma notícia para a próxima edição do jornal escolar Pontos nos ii, como evidência de que a poesia é, desde cedo, um veículo de comunicação, imaginação, prazer e criatividade. 

Rumo a um futuro que começa hoje, claro.

O que têm em comum Sidónio Muralha, Bichos e a Biblioteca Escolar?

O que parecia uma combinação pouco provável, tornou-se no mote perfeito para alunos e professoras do 2º ano da Escola EB 1 da Venda do Pinheiro realizarem um trabalho em parceria com a Biblioteca Escolar.

Em outubro, celebra-se o dia do animal, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e uma justa homenagem a um poeta português que escreveu poesia infantil, tendo publicado inúmeras obras dedicadas às crianças e aos bichos.

Assim, reunidos estes três ingredientes, iniciámos o nosso trabalho com uma visita à exposição na Biblioteca da nossa escola, relacionada com a vida e obra de Sidónio Muralha que faleceu há 102 anos. Percebemos que além da escrita, Sidónio foi um homem de causas políticas e defensor da liberdade, sendo também conhecido como um dos poetas de abril e semeador de futuro, dada a mensagem que tentava enaltecer e na esperança que depositava nas crianças e gerações futuras.

Após a exposição colocamos mãos à obra e fomos conhecer o livro de poesia " Bichos, bichinhos e bicharocos" e as quatro turmas do 2º ano, escolheram o poema que mais gostaram e fizeram um trabalho criativo à volta do mesmo. 
Joaninhas, melros, bichinhos-de-conta e macacos invadiram as salas de aula e deram lugar a rimas, quadras e muita risota, que culminou numa exposição no hall da nossa escola para partilhar com as outras turmas.
Deixamos um pequeno registo do trabalho que proporcionou momentos de alegria, pesquisa e de efetiva interação entre turmas, docentes e a nossa tão querida biblioteca Historinha Mil Maravilhas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigada pela partilha. Um gosto sentir tal proveito! Sou Maria José Vitorino da Laredo Associação Cultural. Aproveito para informar que a exposição itinerante foi criada pela Laredo com a Associação Ações e Conexões e a produção gráfica de Miguel Horta e das Estrelas de Papel no âmbito da celebração do Centenário de Sidónio Muralha. Contámos com vários apoios e por isso os 10 painéis facilmente montáveis estão disponíveis para viajar por escolas, bibliotecas ou outros locais. A vossa experiência faz agora parte do guião que acompanha os painéis ecque vai crescendo como um banco de ideias para todos.
Contacto: laredo.pt.gestao@gmail.com

Biblioteca Mil Maravilhas disse...

Gratos nós, mais uma vez, pela iniciativa e excelente exposição, quer nos materiais quer no cuidado gráfico e informações que disponibiliza. Uma forma de se dar a conhecer, em maior profundidade, um grande poeta.