terça-feira, 22 de novembro de 2022

Transformar a Educação...

 ... Dá voz às tuas ideias!

Foi este o ponto de partida da Rede de  Bibliotecas Escolares (RBE), que lançou às BE o convite para se ouvir a voz dos alunos em relação a diversos temas relacionados com Educação.

Na EB1 da Venda do Pinheiro, escolhida a linha temática para o debate- "Reimaginar a escola", foram selecionados alunos representantes das turmas de 4.º ano para defenderem na biblioteca os seus pontos de vista quanto ao que imaginam como sendo a escola do futuro. Claro que, ao falarmos de futuro, estivemos bem focados no presente e no que deve e pode ser melhorado na escola.

Num debate que se prolongou por duas sessões, vinte alunos defenderam muito bem o seu ponto de vista, com fortes razões, havendo depois que selecionar um aluno que se destacasse pelas suas ideias e capacidade de argumentação para representar a escola numa reunião online, com outros alunos de escolas nacionais e elementos da RBE. 

O aluno então escolhido pela professora bibliotecária, com a ajuda da educadora Maria João Nogueira, da equipa, foi o M., do 4.ºA (profª Hermínia Cabaço), que esteve ontem na videoconferência nacional a apresentar sugestões e a dizer "Presente!" pela nossa EB1. Teve uma participação excelente, mesmo sob a pressão de um evento deste tipo, e a D. Historinha ficou super orgulhosa dele!

Pela importância desta iniciativa em que se pretende dar voz aos alunos em questões que lhes dizem diretamente respeito, levámos à última reunião de estabelecimento algumas das reflexões e sugestões dos alunos, já que eles apresentaram problemas sentidos na escola e deram algumas sugestões de como podemos melhorar alguns aspetos. Os alunos imaginaram, por exemplo, uma escola com um recreio mais apelativo, com mais elementos de diversão e espaços verdes onde possam ter mais contacto com a natureza e brincar livremente; falaram de uma biblioteca maior, com mais pessoal de apoio para que pudéssemos abrir a BE em todas as horas de intervalo e almoço; defenderam um sistema de avaliação da comida servida no refeitório, sendo que gostariam que houvesse mais opções de menu; pedem mais professores de apoio, de modo a que todos os alunos se sintam apoiados em determinados momentos e referiram a necessidade de haver pessoal que os ouvisse mais. Aliás, e as palavras são de um dos alunos, devia haver auxiliares ou outros elementos "especializados em ouvir", pois sentem falta de desabafar com alguém ou falar de problemas familiares que por vezes não os deixam concentrar na escola. 

Ficou bem claro que os alunos têm excelentes ideias e sabem muito bem avaliar os problemas de todos e que são bastante responsáveis na hora de falar sobre problemas da escola, que no fundo são de todos nós. A iniciativa da RBE pretende por isso levar em breve algumas das conclusões nacionais a uma reunião com o Ministro da Educação. Parabéns aos envolvidos e ao nosso representante!



Sem comentários: