quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Leituras em família

Lançado pela equipa das bibliotecas escolares, o convite para que pais viessem ler à turma dos seus educandos tem dado sessões fantásticas de partilha de livros e de ideias. 

Foi a turma 4.ºC a inaugurar as "Leituras em família", com o pai da Laura, Marco Pereira, a captar a atenção de todos com uma biografia de Leonardo da Vinci, de Rita Vilela, cheia de curiosidades sobre este génio criativo. A professora Eva Seixas levou os alunos a concluírem da importância da preserverança em perseguirmos os nossos sonhos e habilidades. O pai finalizou a sessão com uma oferta a todos os alunos e na biblioteca aproveitámos para, no dia seguinte, pormos à disposição de todos algumas biografias para empréstimo domiciliário.  

Esta turma teve também a oportunidade de receber mais leitores noutras sessões que os pais dinamizaram. Vítor Anes, pai do João, depois de muito pensar, escolheu com o filho um livro de anedotas. A leitura de Alfa- anedotas e adivinhas proporcionou momentos diferentes, do riso às tentativas de responderem às adivinhas. E, não menos importante, assistimos a uma leitura conjunta de pai e filho, num momento familiar de grande ternura. 

Já as mães da Maria, Constança e do Gustavo uniram-se para ler O Dragão, de Luísa Ducla Soares. Alda Ferreira, Débora Guerreiro e Susana Rodrigues criaram ainda pequenos adereços que serviram de complemento à leitura, e apesar da extensão da história deixaram todos presos até ao fim. Por falar nisso, veio à conversa final a noção de liberdade e da escolha que a personagem teve de fazer para que o dragão pudesse viver feliz. A professora quis saber se os alunos tinham seguido com atenção o fio da história- e nenhuma das perguntas desarmou os nossos ouvintes...

Olga Curcan, mãe do Dorian, noutro momento de partilha, trouxe à turma 3.ºD, da docente Isabel Almeida, também uma história de dragões. Não há dragões nesta história, de Lou Carter , divertiu-nos a todos e permitiu lembrar algumas personagens e narrativas do nosso imaginário coletivo. É que este bichinho só queria entrar numa história, mas não tinha lugar em nenhum livro. No fim, e porque era o aniversário do Dorian, a mãe presenteou-nos com um bolo e sumo, e pudemos cantar os parabéns em sala de aula, juntando o doce da leitura ao da sobremesa. Ficámos, claro, com água na boca para mais...

E como estas "Leituras" têm mesmo um sabor especial, a mãe do Duarte, do 2.ºA, trouxe na mala presentes inesperados. Sílvia Salvador leu Os esquilos que não sabiam partilhar, de Rachel Bright, a que se seguiu uma conversa com os alunos da professora Sara Policarpo. "Partilha" e "amizade" foram palavras repetidas e disso se tratou também no fim, quando a mãe ofereceu à D. Historinha um livro para o nosso fundo documental. A sessão foi tão animada que continuou na sala de aula, com um pequeno trabalho a partir da leitura, que a mãe do Duarte elaborou para os alunos. Depois, foi tempo de nos oferecer gostosos bolinhos em forma de coração, feitos por si e pelo filho. 

fotos: profs. Isabel Invêncio, Rosário Anselmo e docentes das turmas
Sendo a leitura uma forma maravilhosa de sonharmos, como se tem provado com esta atividade, Teresa Ramos, mãe da Mariana, da turma 2.ºC, quis partilhar Mariana, a menina que sonha acordada, de Lúcia Morgado. Não foi por acaso a escolha deste título, claro, mas os meninos da professora Magda Cardoso chegaram à ideia de que o livro não é só sobre uma Mariana em particular, mas antes representa todos e a importância do sonho e dos desejos nas nossas vidas. As belas ideias surgidas da conversa à volta deste livro deixaram-nos, e à D. Historinha, bem felizes.

Não é de mais agradecer de novo aos grandes leitores que vieram com as suas escolhas e sabedoria inspirar os mais pequenos e se juntaram, na biblioteca, para a promoção da leitura de uma forma tão eficaz e bonita. E como há pais com mais propostas de leituras, continuaremos a ler em família.

2 comentários:

Teresa Ramos disse...

Uma iniciativa maravilhosa! As crianças adoram e nós também!! Obrigada.

Biblioteca Mil Maravilhas disse...

Grata pelo comentário e, mais uma vez, pela partilha. Continuação de boas leituras em família!