quinta-feira, 30 de março de 2023

Clique, claque, muu

 

Acabámos hoje as sessões de leitura de um livro muito engraçado junto das turmas de 2.º e 3.º anos.

Greves e negociações entre os animais da quinta e o agricultor João, direitos e deveres e até a importância de se saber escrever e ler, é o que o premiado Clique, claque, muu- vacas que escrevem à máquina, de Doreen Cronin, nos apresenta com muito humor.

As turmas A, B, C e D de 2.º ano e o 3.ºA, B e D estiveram ao longo das últimas semanas, com as suas docentes, na biblioteca a ouvir a história, e participaram também em coro em alguns momentos que nos fizeram rir bastante. A leitura levou-nos a uma conversa sobre a forma de se chegar a um acordo quando algo não está bem. Que deveria fazer o agricultor quando vacas e galinhas exigiram melhores condições na quinta e começaram uma greve? E quais as consequências dessa decisão? Pois muitas foram as ideias e soluções para que se contentassem ambas as partes e se resolvesse o problema! 

Ora, pegando nesta história e na nossa realidade, aproveitámos para falar de questões relacionadas com cidadania e os alunos foram convidados a trazerem à mesa das negociações os seus pedidos às professoras. Mas, como é bem de ver, para chegar a um acordo é preciso que a outra parte se pronuncie, por isso cada docente respondeu à turma, pedindo em troca algo dos alunos. Entre muitos sorrisos, registámos os acordos e compromissos estabelecidos, e queremos ver depois como são cumpridos e se os nossos meninos estão mesmo dispostos a tudo o que se propuseram.

Sem comentários: