sexta-feira, 10 de março de 2023

Leituras em família

Pais e outros familiares dos nossos alunos continuam a vir à escola ler, no seguimento do convite lançado pela biblioteca escolar.

Acolhemos na biblioteca a mãe do Jaime, Liliana Correia, que nos trouxe um livro muito especial para ela: 50 histórias de encantar. A mãe do aluno do 2.ºC, da professora Magda Cardoso, contou à turma que desde sempre adorou ler, e que este era um livro que lia em pequena, por ter muitas histórias. Falou um pouco da sua experiência de leitora e de como era difícil o acesso aos livros, pois não havia biblioteca escolar. Selecionou para nós o conto "O urso efervescente", após o que conversámos um pouco sobre emoções, na linha aliás do que a turma tem trabalhado com a professora em sala de aula.      

Já os pais da Inês, da turma 4.ºA, da docente Hermínia Cabaço, trouxeram uma proposta diferente. Não se tratou de uma leitura, mas de uma atividade que quiseram fazer com a turma. Prepararam um jogo sobre emoções e, reunidos em pequenos grupos, os alunos refletiram sobre uma delas. Cada um teve oportunidade de falar depois sobre essa emoção, a cara desenhada que a ela estava associada e momentos em que a sentem. Os pais, Maria e Henrique Avelar, deram alguns conselhos sobre como ultrapassar alguns dos momentos em que nos sentimos de forma menos positiva, e contámos ainda com a participação da Matilde, irmã da Inês, e nossa antiga aluna, que quis também vir visitar-nos. O entusiasmo continuou depois no espaço exterior, com o pai a dinamizar jogos desportivos para trabalho de equipa.

Tânia Silvério, mãe da Sofia, veio ler para o 3.ºD Só mais uma história!, uma coletânea de contos para, como indica o subtítulo, "os mais pequenos lerem". Mas não são só os mais pequenos que adoram, claro, pois trata-se de um livro para passarmos todos momentos divertidos com a leitura. E foi o que aconteceu na turma da professora Isabel Almeida, com este livro de ilustrações coloridas e histórias deliciosas. Os sorrisos de mãe e filha dizem bem da alegria em estarmos em família a partilhar leituras, livros e experiências!

Sem comentários: