quinta-feira, 30 de março de 2023

Leituras em família

Ao longo das últimas semanas, têm sido uma (muito agradável) azáfama as "Leituras em família", com os pais a virem à EB1 da Venda ler às turmas dos seus educandos e partilhar experiências sobre livros, hitórias e sobre o "ser leitor".

Tivemos na nossa biblioteca o testemunho de Carla Serra, mãe do Francisco, que nos trouxe um livro bem curioso. Ai! perdi o meu nome! é uma história personalizada que acompanha um menino que, como o título indica, percorre o mundo em busca do seu nome, ajudado por personagens  fantásticas que lhe vão emprestando letras. A ideia era os alunos do 2.ºC, da professora Magda Cardoso, adivinharem o nome em falta, e claro que todos chegaram ao Francisco. Depois, ainda houve tempo para fazermos um jogo, em busca de nomes próprios criados a partir das letras do nome do colega. 

A Laura andava em pulgas para a mãe vir ler uma história aos amigos, e Sónia Ferreira fez a vontade à filha, lendo na biblioteca Carlota, a pulga idiota. Curiosidade desta escolha: a mãe da Laura foi colega de escola da autora, a nossa professora Sara Policarpo! A leitura arrancou gargalhadas aos meninos do 2.ºC, a propósito da pulga irrequieta que tinha tantas, tantas ideias que não sabia como as organizar... No final, algumas "pulguinhas" identificaram-se com a personagem e contaram peripécias pessoais relacionadas com a história. 

E como os pais desta turma têm estado imparáveis nas nossas "Leituras em família", o 2.º C teve também a oportunidade de acolher, em sala de aula, a mãe do amigo Salvador. Rita Lourenço leu A baleia, de Benji Davies, sobre a amizade especial entre Noé e a baleia que ele salva, devolvendo-a ao mar. Mas do que ninguém estava à espera foi do que se seguiu... O filho mais velho escreveu e o nosso Salvador ilustrou "A floresta da amizade", um livro de produção caseira que a mãe trouxe para partilhar com todos! Foi sessão dupla, que nos deu a conhecer uma outra faceta do Salvador, que, quem sabe, um dia nos irá surpreender com as suas ilustrações profissionais!

Já do 4.ºC, da professora Eva Seixas, foi a mãe do Mateus, Rita Fonseca, quem veio ler em voz alta. Quando os animais da floresta voltam de uma festa, veem que as suas casas desapareceram. Que fazer às "estranhas criaturas" que as destruíram? É esta a base de Estranhas criaturas, de Cristóbal León, um livro sobre a importância da natureza e de se chegar a um equilíbrio entre os humanos e os outros seres do planeta, para que possamos viver com qualidade. Os nossos meninos souberam bem ouvir, pois que nos recontaram tudo certinho!

Ainda na turma 4.ºC, terminamos este período com a leitura de Sandra Alves, mãe da Diana, que todos divertiu com O Capuchinho Vermelho no século XXI, de Luísa Ducla Soares. Os alunos divertiram-se mesmo com esta história surpreendente. Já imaginaram?... Como seria e como reagiria a personagem tradicional se viesse aos nossos tempos? E o lobo? Pois se não conseguem imaginar, é só lerem (e rirem com) este livro. No fim da sessão, e aludindo à época que se aproxima, a mãe Sandra ofereceu a todos, não o lanche da avozinha, mas ovinhos de chocolate!

Que delícia de leituras temos tido! Além disso, as mães confessam mesmo do entusiasmo dos filhos nesta iniciativa, dos seus cuidados em que leiam "bem",  dos pedidos a ver se não se esquecem do livro ou se estarão a horas... Coisas de leitores crescidos, portanto. 

Sem comentários: