sábado, 11 de março de 2023

Semana da Leitura

cartaz: educadora Ana França
Nesta semana em que o mote foi a leitura nas escolas do agrupamento, promovida pelas bibliotecas escolares (BE), desenvolvemos várias dinâmicas relacionadas com essa atividade tão importante que é ler.

Nos intervalos da manhã e da hora de almoço, na EB1 da Venda do Pinheiro, fomos para os espaços exteriores dinamizar a atividade "Sussurradores de Poesia". Junto dos alunos, professores e assistentes operacionais, lemos em voz alta (quer-se dizer, ao ouvido) variadas lengalengas, destrava-línguas e poemas de cariz popular. 

A professora bibliotecária e as colegas que dão apoio à biblioteca escolar contaram com o apoio de elementos da Associação de Pais (APAEVP), que vieram à escola participar na atividade a convite da BE e mais uma vez se revelaram excelentes leitores e parceiros. 

Do nosso staff de leitura fizeram também parte 26 alunos, os "embaixadores de leitura" de todas as turmas de 3.º e 4.º anos, que estiveram também a "sussurrar" as suas competências de leitura aos colegas da escola. Foram momentos muito divertidos para todos, e agora já quase todos sabem de cor alguns dos poemas, que pediam para ouvir muitas vezes.

Houve filas para ouvir ler, meninos, e até a saltar à corda se diziam poemas! Para a D. Historinha, a semana foi de festa, quase toda passada no recreio, a deliciar-se com os nossos leitores.

Aproveitando o entusiasmo da atividade, as tutorias de leitura que habitualmente fazemos na biblioteca foram de treino destes pequenos textos, com a marcação do ritmo, das rimas e da entoação.  Com a turma 3.ºB, da professora Rosa Martins, orientámos uma sessão em que todos, alunos e professoras, escolheram e leram em voz alta alguns dos textos, com muitas brincadeiras e dinâmicas à volta da leitura. Todos queriam ler, mais e mais, e experimentar novas formas de dizer os poemas. Mais devagar, mais depressa, aliando a leitura à expressão corporal, mais alto ou mais baixo, vimos como se pode trabalhar a fluência leitora de modo bem divertido. E tanto assim é que recebemos um poema, dirigido à professora Rosário (bibliotecária), de que selecionamos uma passagem: "Todos bem sincronizados/Respeitando a entoação/Fomos desafiados/E respeitamos a pontuação". Obrigada, queridos leitores!

A Semana da Leitura teve ainda uma sessão de "Leituras em família" na nossa biblioteca e atividades no Jardim de Infância, a cargo da educadora Fátima Costa.

Continuação de Boas Leituras!

Sem comentários: