quinta-feira, 4 de maio de 2023

António Fontinha na EB1 da Venda do Pinheiro

Numa iniciativa da biblioteca escolar, o reconhecido contador de histórias António Fontinha esteve na escola para sessões de contos tradicionais, deliciando todos com a sua arte.

Ao longo de dois dias e seis sessões, as quatro salas do Jardim de Infância da Venda e doze turmas da EB1 (do 1.º ao 4.º ano) ouviram com muita atenção as histórias e ao mesmo tempo ficaram a saber bastante sobre a tradição oral portuguesa e a importância de saber escutar.  

Embalados pela forma extraordinária como as narrativas eram contadas, os alunos andaram entre o silêncio, o riso e até o susto em certas passagens. 

Em algumas sessões, houve ainda tempo para se falar de adivinhas, que pertencem também ao património oral e que sobretudo os avós tão bem preservam ao contá-las aos netos. Mostrou-se igualmente alguns livros da nossa biblioteca que fixaram, na forma escrita, estes contos antigos, para que não se percam. Mas, como António Fontinha sublinhou, a melhor forma de guardarmos estas histórias é contá-las, passando-as de boca em boca.

Já depois do tradicional "E bendito e louvado, está o conto acabado" alguns alunos queriam falar, perguntar, e mesmo contar o que já ouviram a pais e avós. Lançámos o desafio de pedirem, em casa, que os mais velhos lhes contem histórias antigas e que contem lá em casa, também, as histórias ouvidas. A D. Historinha sabe que algo de muito interessante vai acontecer, até porque, imaginem... já recebeu um vídeo de uma aluna a recontar um dos contos! Que maravilhosa forma de passarmos bons momentos uns com os outros, verdade?

Sem comentários: