quinta-feira, 25 de maio de 2023

Há mar e mar, há ler e gostar

 

De leitura(s) em leitura(s) é como temos andado na biblioteca escolar da EB1 da Venda nas últimas semanas.

A par dos empréstimos domiciliários a todas as turmas da escola e de estarmos, em conjunto com a coordenadora do estabelecimento, a medir a fluência leitora dos alunos de 2.º, 3.º e 4.º anos através do programa informático Lexplore, não quisemos deixar nenhum ano de escolaridade sem uma atividade à volta de livros.

Terminámos hoje um conjunto de sessões com as oito turmas de 2.º e de 3.º anos sobre o maravilhoso O mar viu, de Tom Percival. Quando a Sofia perdeu o seu ursinho de estimação na praia, foi o mar quem o resgatou e tentou devolver. Este é o começo desta história ternurenta, que nos surpreende e comove no fim (não, não podemos revelar!). Uma história para apreciar lentamente, como o tempo que vai passando página após página... 

fotos: profs. Isabel Invêncio e Magda Cardoso

A professora Rosário bem disse no princípio que era um livro que ia dar muito que falar, e lá fomos, alunos e professoras, tocando alguns aspetos ligados aos currículos e não só- a relação entre o mar, os lagos e rios, os seus habitantes, a meteorologia, as estações do ano, meios de transporte, a família e as suas várias gerações, os afetos e as relações que estabelecemos com determinados brinquedos... Pois é, meus amigos, vimos tantas coisas incríveis! Alguns alunos até colocaram questões sobre tradução e em duas turmas de 3.º ano tentámos mesmo chegar ao título original em inglês. No final de algumas sessões houve aplausos, lágrimas de miúdos e graúdos mas também muitos sorrisos, partilha de experiências sobre brinquedos que pertencem à família e guardam memórias, relato de momentos especiais... e em certas alturas acabámos mesmo todos descontraidamente à conversa. Sim, O mar viu ... , e a D. Historinha também, como às vezes somos levados pela corrente inesperada de um livro.

Sem comentários: