segunda-feira, 5 de junho de 2023

Paula Rego- "pintadora" de histórias

Está patente até 11 de junho, na Galeria Orlando Morais (Biblioteca Municipal da Ericeira), uma mostra de trabalhos de expressão plástica que testemunha um percurso pedagógico realizado por alunos de todos os ciclos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, no âmbito do Projeto Cultural de Escola “Conceito sem preconceito”.

A ideia nasceu a partir do convite do Plano Nacional das Artes ao agrupamento, e três mulheres foram escolhidas para se trabalhar a temática do preconceito (Paula Rego, Beatriz Costa e Anne Frank).

A exposição Paula Rego- pintadora de histórias reúne um conjunto de obras desenvolvidas ao longo do ano letivo em várias disciplinas/áreas curriculares, inspiradas na vida e quadros da pintora, com forte ligação ao concelho. Turmas da EB1 da Venda, do 2.º ao 4.º ano, e a Sala de Unidade, estão também representadas, com muitas e excelentes criações.

A biblioteca escolar esteve no processo, e a D. Historinha ainda está de boca aberta perante a criatividade e sensibilidade dos nossos meninos. É obrigatório ir ver- para apreciar, para aprender a desconstruir preconceitos e, sim, para testemunhar a força da arte!

Como os nossos artistas da EB1 da Venda do Pinheiro viram Paula Rego 




Sem comentários: