quinta-feira, 15 de junho de 2023

Uma flor e um recadinho

foto: profª Eva Seixas
Terminámos hoje as atividades da biblioteca escolar da EB1 da Venda do Pinheiro com as turmas de 4.º ano, em articulação com os docentes.

Como combinado com as professoras do 4.ºA, C e D (Hermínia Cabaço, Eva Seixas e Sofia Alípio), a atividade foi feita em sala de aula, à volta d'A maior flor do mundo, de José Saramago. Depois de uma breve introdução ao autor e de passarmos em revista o livro, as sessões recaíram sobre a curta de animação com o mesmo título, do premiado Juan Pablo Etcheverry. Primeiro, quisemos falar das diferenças entre um livro e a sua adaptação para cinema. Como disse a professora bibliotecária às turmas, só quem estivesse com muita atenção conseguiria ver alguns pormenores e a intenção do realizador. Depois, numa sensibilização a este tipo de linguagem e à forma de a apreciarmos melhor, analisámos alguns planos particulares, levando os alunos a descobrirem elementos bem interessantes e a concluírem as grandes diferenças entre as duas obras. 

foto: profª Isabel Invêncio
No 4.ºB, do professor Carlos Roque, fizemos há tempos a leitura e exploração de História com recadinho, de Luísa Dacosta, também um livro recomendado para o 4.º ano de escolaridade. Sabem a história?... Uma jovem bruxa, em tudo diferente das outras, decide sair do seu mundo sombrio e partir à descoberta do maravilhoso mundo dos humanos, onde espera fazer amigos e espalhar o seu bom humor e alegria. Mas não vai ser fácil, porque ao contrário do que esperava há muitos preconceitos e fazer novos amigos parece impossível... Bem, com os alunos do 4.ºB parece que não. Participaram na leitura, fizeram as vozes de algumas personagens, e até inventámos uma música para as crianças da história e dançámos- todos!-, imaginando a bruxinha que por ali andava (e andava, disso não houve dúvidas, pois que a porta da biblioteca abria-se sem que ninguém lhe mexesse...).Tal como a autora, cada um enviou também um recadinho, fez um pedido, e terminámos com um debate sobre relações entre alunos da turma. Como a autora do livro tão bem sabia, esta é uma história que nos leva à cidadania e aos valores de convivência em sociedade. 

E, como estamos com alunos à beira de ingressarem noutro ciclo de escolaridade, escolhemos duas obras finais no sentido de desenvolver o espírito crítico, a observação, a exposição oral e, também, a diversão e o prazer da fruição artística.


Sem comentários: