Maravilhas das Turmas

terça-feira, 26 de maio de 2015

A Vila das Cores - turmas de 3.º ano


Olá amiguinhos!

Hoje recebemos na nossa escola, o escritor Bruno Magina, autor de "A Vila das Cores".


Este livro aborda o tema da discriminação nas suas mais variadas formas.


Nesta sessão, os meninos do 3.º ano tiveram oportunidade de estarem com o autor e de lhe fazerem perguntas.

Primeiro as turmas da Professora Sónia e Anabela Tibério.

E em seguida, as turmas das Professoras Carla Guerreiro e Carla Curado



terça-feira, 12 de maio de 2015

Famíli_aler+


Deixamos algumas sugestões que o poderão auxiliar nesse trabalho de parceria.
Quando os alunos se encontram na pré ou no 1.º ano, recomendamos o sítio http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/caminhodasletras/, da responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, repleto de atividades lúdicas que facilitam a aquisição da leitura.

Para treinar a dicção, apostem nos trava e destrava línguas. Aqui fica um exemplo do livro “Trava-línguas”, de  Luísa Costa Gomes e Jorge Nesbitt, em versão digital:   http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=travalinguas
Outra hipótese é a leitura de listas de palavras difíceis:  reverberação, eletroencefalograma, palimpsesto… Quanto mais difíceis, melhor!
Finalmente uma ferramenta digital que poderá ajudar a desenvolver a fluência leitora: http://www.spreeder.com/app.php Introduz texto e vai controlando a velocidade a que lê.
Repare que todas estas sugestões apresentam um potencial de carácter lúdico, ou seja, o treino de leitura poderá converter-se num momento descontraído em família, aLer+!
(A pensar nos Encarregados de Educação, a equipa das Bibliotecas Escolares do AEVP publica uma rubrica quinzenal com dicas no campo da promoção da leitura.)


quinta-feira, 7 de maio de 2015

História com recadinho

Olá amiguinhos!

A turma da Professora Helga veio à nossa biblioteca e ouviu uma história escrita pela autora portuguesa, Luísa Dacosta, chamada "História com recadinho". Esta história faz parte da lista dos livros das metas curriculares para o 4.º ano e tem ilustrações de Cristina Valadas.



A menina gotinha de água

Olá amiguinhos!

Olá amiguinhos!

A turma da Professora Carina, a substituir a Professora Anabela Camilo, veio à nossa biblioteca e ouviu uma história escrita pelo autor Papiniano Carlos, chamada "A menina gotinha de água". Esta história faz parte das metas curriculares para o 2.º ano e conta com ilustrações de Joana Quental.